terça-feira, outubro 22, 2002

O vinho no restaurante: o que, como e onde fazer
Um dos mais polêmicos aspectos do Vinho no Restaurante que dizia respeito à devolução de vinhos com problemas. Complementaremos hoje com algumas “dicas” para você não fazer feio quando quiser almoçar ou jantar fora.

Estudos em países com maior tradição vinícola que o nosso, provam que um dos momentos de maior tensão e nervosismo na ida ao restaurante é a escolha do vinho pelo cliente, havendo pessoas que chegam ao extremo de deixar de sair para não ter de enfrentar estes momentos de dúvida e incerteza, que transformam uma jornada alegre e divertida em um verdadeiro suplício.
Para algumas pessoas, comportar-se adequadamente diante de um sommelier ou de um maître em um restaurante é sinônimo de status e isto infelizmente justifica algumas situações absurdas, ridículas mesmo, como é o caso de devolução de garrafas em restaurantes por motivos como excesso de acidez ou falta de qualidade do vinho.

a) Acredite na relação étnica entre comida e vinho, imaginando que um Chianti acompanha bem massas com molhos vermelhos de tomate, não por acaso, mas que a sua acidez natural foi fator predominante para que houvesse com o tempo uma seleção natural deste vinho para esta comida;

b) Leve em consideração o seu poder aquisitivo, não se envergonhando de pedir vinhos mais baratos: é possível beber bem com vinhos de qualquer custo, desde que a sua seleção seja criteriosa;

c) Comece definindo claramente que prato você pretende comer, lembrando que um dos motivos pelos quais o vinho atingiu a fama que tem deveu-se ao fato do mesmo combinar-se muito bem com os alimentos, complementando-os. Para começar use elementos mais simples para combinar: vinhos leves com pratos mais leves, vinhos mais pesados ou alcoólicos com pratos mais capitosos. Tente a seguir combinar os componentes e aromas do vinho e do prato.

d) Exija no restaurante algumas coisas que são essenciais e melhorarão muito o seu prazer de beber, como copos adequados, o vinho servido à temperatura correta (e se for o caso pedir um balde com algumas pedras de gelo para resfriar um vinho tinto) enfim um serviço adequado e que deve ser mais exigente quanto mais cara for a garrafa pedida (um vinho com uma certa idade torna,por exemplo, obrigatória a decantação).

e) Tente estabelecer uma relação amistosa e cordial com o sommelier, pedindo dicas específicas sobre como os pratos são executados e sobre características específicas dos vinhos (acidez, corpo, grau alcoólico).

f) Analise atentamente a carta do restaurante que idealmente: 1-Não deve ser extensa para ser adequada; 2-Não deve ter só vinhos caros; 3-Não deve ter vinhos de uma só origem, ou país ou região ou importador; 4-Deve ter pelo menos três opções de vinhos de preços diferentes para cada prato; 5-Deve oferecer opções de vinhos em copos de boa qualidade; 6-Deve incluir espumantes, vinhos de sobremesa e fortificados; 7-Deve ser motivo de divertimento e nunca de medo ou auto-afirmação; g)Não se leve muito a sério, divirta-se !!!