segunda-feira, agosto 19, 2002

HORÓSCOPO DO VINHO
Como escolher vinhos para amigas, amigos e para aqueles mais que amigos considerando os signos do zodíaco. Pelo perfil astrológico de cada um deles você saberá escolher o presente perfeito (vinho, melhor falando).
Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro) - O povo de capricórnio tem grande respeito pelo tempo e, ao mesmo tempo, são grandes investidores. Por isso, tem particular gosto pelos vinhos mais maduros, envelhecidos, que podem ficar anos esperando nas adegas. Compram hoje para obter lucros em alguns anos ou vão beber vinhos com buquês maravilhosos. Logo, os presentes ideais são um vinho do Porto 10, 20, 30 anos envelhecido, ou um champagne de safra ou um bom vinho reserva. E até mesmo um vac-au-vin (esses preservadores de vinho compostos por rolhas de borracha e uma bombinha para retirada do ar da garrafa).
Aquário (21 de janeiro a 18 de fevereiro) - É o signo do progresso e da tecnologia, do pessoal que gosta de coisas fora do comum. Claro que para eles você vai escolher vinhos com garrafas estranhas, de design diferenciado (os italianos são mestres nesse setor) ou novidades (ninguém tem, só o seu aquariano!), ou com sabores mais exóticos: os tintos da Sardenha, brancos da Alsácia, Pinot Noir da Hungria, blends da Califórnia, brancos da Inglaterra, tintos da Grécia ou do México – por aí. Pode também escolher um super saca-rolha, daqueles bem avançados (ou complicados), cujo manual de funcionamento tem 150 páginas apenas.
Peixes (19 de fevereiro a 20 de março) - Eles se amarram em mágica e romance. Logo, um bom champagne – mas não apenas o espumante. Acrescente algumas velas (as de artesanato, com cores e formas diferenciadas) e um CD do Chet Baker. O clã de peixes gosta também de vinhos mais fortes, mais encorpados. Escolha cuidadosamente entre Amarones (Itália), Zinfandel (Califórnia), Syrah (Ródano, França) ou um Porto bem amadurecido.
Aries (de 21 de março a 19 de abril) - Gostam de presentes que possam desfrutar ou consumir imediatamente. Logo, desista de Portos ou vinhos que precisem amadurecer por longo tempo. Selecione tintos jovens, de Bordeaux ou do Chile, ou Chardonnays (que não tenham amadurecido em barril de carvalho); ou os Sauvignon Blanc do Vale do Loire (os famosos Sancerre). Champagne regular (não safrada) também funciona, claro. Assim como um novo jogo de taças de cristal. Eles vão adorar!
Touro (de 20 de abril a 20 de maio) - É um povo muito especial: gostam de conforto e prazer sensual. Vinhos simples, descomplicados, como os italianos, chilenos e argentinos serão de grande apelo. Gostam também de comer bem. Logo, uma boa idéia é preparar uma cesta com esses vinhos simples, mas saborosos, e uma seleção de queijos. Os taurinos têm um lado meio "mão-fechada". No caso de vinhos, isso quer dizer que possuem alguns grandes vinhos que guardam fechados a sete chaves e não oferecem de modo algum. Logo, procure saber o rótulo de algum desses vinhos "escondidos" e presenteie com uma garrafa. Vão adorar: pois vão manter seu tesouro intocado.
Gêmeos (21 de maio a 21 de junho) - O que quer que você compre, compre em dobro: um para cada lado da famosa personalidade dividida da turma de gêmeos. Exemplo: compre alguns vinhos, MAIS um livro sobre Bordeaux etc. Sempre alguma coisa acompanhando a outra de modo natural. Como também gostam muito de aprender, os livros me parecem sempre uma boa idéia. Nessa linha, fazer uma assinatura de alguma revista especializada será ótimo presente: a brasileira Vinho, a inglesa Decanter ou as norte-americana Wine Spectator e Wine X Magazine (considerada a melhor revista de vinhos, em 2001, e de onde tomei referências para fazer essa coluna) são boa opções. Outra idéia é presenteá-lo com um curso de vinhos (pode ser um completo na ABS ou aqueles mais rápidos promovidos por lojas especializadas ou restaurantes).
Câncer (22 de junho a 22 de julho) - É a turma que gosta de casa ou, pelo menos, de dirigir uma casa. São os donos desse pedaço. Então é fácil: os presentes vão de abridores, racks, taças, decantadores. Serão melhores se bem antigos (ou parecerem antigos). Nessa linha, uma garrafa de um malte escocês bem envelhecido ou um Porto Vintage são igualmente boas idéias.
Leão (23 de julho a 22 de agosto) - Adoram receber presentes (e quem não gosta?), seja uma garrafa magnum de champagne, seja um simples tinto chileno. Não importa o preço ou a quantidade. Uma boa é levar o seu querido leonino para jantar num lugar já testado por você. Não precisa ser da moda ou muito caro. Um canto aconchegante com uma comidinha bem feita e uma carta de vinhos decente. Tá feita a festa! Seu amigo de Leão jamais vai esquecer dessa noite.
Virgem (23 de agosto a 22 de setembro) - Eta povo difícil para presentear! Gostam ao mesmo tempo de coisas realmente úteis, mas que tenham forte apelo visual. Tente um rack de vinhos que tenha um design mais escultural. Ou algumas das enciclopédias de vinho (pode ser a Oxford da Jancis Robinson ou o novo Wine Atlas, da mesma autora). A lembrança das enciclopédias vem a calhar, pois o pessoal de Virgem gosta muito de estudar. Assim, oferecer um curso de culinária ou de enologia também é boa idéia.
Libra (23 de setembro a 23 de outubro) - É o signo que rege a beleza. Não importa o presente, cuide muito bem da sua embalagem. Bons presentes para eles seriam jarras para gelar champagne, decantadores e taças de cristal. Ou livros ricamente ilustrados. Vinhos ricos em aromas e frutas – são outras das opções.
Escorpião (24 de outubro a 21 de novembro) - Procure pelos itens mais chegados ao esotérico, ao escondido. Decantadores antigos, taças típicas da Alsácia ou para Porto. São por tradição o povo que regula o comércio de vinho. Logo, tente achar livros sobre a construção ou administração de adegas. Gostam também de coisas mais raras, difíceis de encontrar. Exemplo: vinho argelino. Seria uma grande pedida.
Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro) - É o signo da viagem. Se você não puder presenteá-lo com um passeio pelo sul da França (e quem pode?), tente livros sobre as regiões vinícolas francesas (ou qualquer outra). Ou compre um curso de vinho – daqueles rápidos, especializados. Exemplo: os vinhos do norte e do sul do Ródano.