sábado, agosto 24, 2002

CEPAS DE VINHOS [FINAL]

Chenin Blanc: Esta cepa está arraigada no vale do Loire, onde goza de popularidade por seus excelentes vinhos novos e com sabor a frutas bem como outros mais maduros e com estilo próprio. A Chenin Blanc não madura com facilidade o que pode produzir vinhos suaves com um sabor pouco satisfatório. Tem aromas e sabores de maçãs, nectarina, marzipan, nozes e mel.




Gewurztraminer: Esta cepa, muito vinculada aos vinhos da Alsácia, teve sua origem no norte da Itália onde é conhecido como Traminer. É de aromas doces e de frutas, com perfume exótico e de espécies. Os melhores vinhos desta cepa são produzidos na Alsácia, onde tendem a ser mais secos e herbáceos. Também é produzido na Alemanha, Califórnia e Nova Zelândia, com características diferentes.

Moscatel:
É uma cepa cultivada no mediterrâneo que produz vinhos com muita uva. Com aromas e sabores de uva, laranjas e passas entre outros. Na Alsácia são produzidos vinhos secos muito interesantes, no Asti, vinhos frisantes e doces e na Espanha o muito doce Moscatel de Valencia.













Nebbiolo:
A uva Nebbiolo arraigada no Piamonte é uma das mais finas cepas tintas da Itália. Produz vinhos escuros, taninos fortes e longa vida. Seus dois vinhos mais famosos são o Barolo e o Barbaresco.














Gamay: Esta é a cepa que produz o Beaujolais, um dos vinhos tintos suaves mais conhecidos e bebidos no mundo. Seus vinhos tem um estilo suave, fresco e com sabor de fruta que atrai a maioria dos consumidores. Os Beaujolais vão desde os mais novos e frescos Beaujolais Noveau, até os mais complexos Fleurie, Moulin a Vent. Morgon, etc. Seus aromas e sabores são de morangos, cerejas, chiclete e pêras no Beaujolais Nouveau.

Cabernet Franc:
Esta cepa é amplamente utilizada em pequena porcentagens nas misturas de Bordeaux com Cabernet Sauvignon e Merlot. A exceção é em St-Emilion nos excelentes caldos de Chateau Cheval Blanc e Chateau Ausone que contêm até 50% de Cabernet Franc. Tem um caráter vegetal de aromas e sabores de pimenta verde, folha de groselha, morango e chocolate entre outros.



Guarnacha: A Guarnacha é utilizada para produzir vinhos tintos e rosados, é uma variedade importante nas regiões do sul da França como: Côtes du Rhone, Chateauneuf-du-Pape e Languedoc-Roussillon. Na Espanha também é muito conhecida, sobretudo nas regiões de Rioja e Penedes. Os californianos produzem vinhos tintos muito suaves e rosados. Em geral dá vinhos bastante alcoólicos, com sabor de fruta e de apimentados, mas são vinhos de longa duração.